Data Analytics
Temos falado bastante sobre data analytics (ou análise de dados) por aqui nas últimas semanas, mas você sabe a importância dela no universo corporativo?
Podemos definir a análise de dados como o estudo detalhado de algo que nos permite entender seu significado e transformar dados em informações úteis, com o objetivo de identificar padrões e oportunidades.
Ela é feita em uma variedade de contexto e setores. No mundo dos negócios, por exemplo, pode ser usada para avaliar o desempenho financeiro de uma empresa, prever demandas, melhorar processos…
Em melhoria, a análise de dados analisa a causa raiz em quatro fases:
1- Exploração dos dados gerados (data base) em busca de conhecimento sobre o processo;
2- Utilização do conhecimento para identificar possíveis causas para o problema;
3- Verificação de quais causas realmente contribuem para o problema;
4- Analise critica, identificação de oportunidades e apresentação de alternativas com foco em melhoria contínua.
Essas fases estão contidas em ciclos de melhoria PDCA (Planejar, Definir, Estudar e Agir).
Ao final do processo, a análise ajudará na tomada de decisões por meio da compreensão do desempenho passado, tendo os dados como base, identificando tendências, oportunidades, reduzindo riscos e prevendo resultados futuros.