Soluções e foco no cliente
Tudo pode ser aprimorado e melhorado, basta desafiar o cenário atual e procurar novas alternativas e possibilidades
Nestes últimos anos escutamos falar muito sobre inovações, disrupções, estratégias adaptativas e como isso afetaria nossos negócios. Esses termos foram, e ainda são, a bola da vez. E ainda tivemos uma pandemia, um período único e novo em nossas vidas. E quanto aprendizado veio junto, não?
Pois bem, e lá saímos nós correndo, procurando por inovações, por soluções disruptivas, com uma nova fase de home office, Teams, Zoom. E encontramos alternativas. E validamos. E implantamos. Mas no fim, o que interessa é como transformamos isso em benefício para nossos clientes. Geramos algo? Como? Isso é percebido? Se a resposta é não, me desculpe, mas não serviu de nada. Você perdeu tempo e dinheiro. Se o cliente não deu bola, ele não enxergou valor. Ou você não entendeu qual era o problema.
As possibilidades são muitas e a reboque temos as oportunidades que devem gerar sempre resultados para o cliente. Mas não somente as ideias e as novas possibilidades são importantes. O “timing” disso é essencial. Saber que existe uma oportunidade é ótimo, mas é preciso entender se o momento para aplicá-la é apropriado, afinal existem fatores conhecidos e desconhecidos que podem influenciar. Só alinhando propósitos, expectativas e demonstrando os benefícios com as novas soluções é que temos a possibilidade de termos um “match” com nosso cliente.
Na prestação de serviço, a qualidade da entrega é essencial, assim como a confiança no trabalho executado. Gerou entrega, gerou confiança. O caminho é longo e dá a possibilidade de sempre aprimorar e apresentar novas oportunidades. Se não tem entrega nem confiança, esqueça as novas oportunidades e resgate aquele velho e bom ditado do “um passo para trás e dois para frente”. Resolva o que precisa ser feito com coragem, transparência, compromisso e acompanhamento. Depois avance novamente.
O que nos diferencia como prestadores de serviço é, na essência, a forma com que lidamos com nossos desafios e com nossos problemas. E não são poucos, não é? Por aqui, as oportunidades também são inúmeras. Reinventamos os modelos, automatizamos processos e desenvolvemos um aplicativo de gestão online que garante o cumprimento dos requisitos mandatórios do cliente. E entregamos evidências, relatórios, dashboards, KPIs.
Aquilo que fazíamos no papel, agora fazemos no smartphone, como checklist online; se temos a reprovação de qualquer um dos itens, apresentamos a evidência. E sabe o que o cliente ganha? Tempo, pois ele tem a informação na hora e, com isso, reage em menos tempo e a tomada de decisão é facilitada. E aqui vai mais uma daquelas: “tempo é dinheiro”. Ah, e antes que alguém pergunte, a solução é restrita e o smartphone não tem acesso às redes sociais e a outras frentes.
Avalie o seu momento, sua solução, o momento de seu cliente e sua entrega a ele. Há sempre algo a ser melhorado.
Por Fernando Villar, diretor Comercial e de Marketing na Loger Logística.